APRESENTAÇÃO

A Editora UFOP, criada na década de 1980 junto ao Setor de Comunicação, Imprensa e Editoração da Universidade, tem no seu histórico tanto a publicação de textos acadêmicos, marcados por uma reflexão rigorosa e produzidos através da crítica do conhecimento estabelecido, quanto de textos literários e didáticos. Está alinhada, desde a sua fundação, a políticas acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto nos domínios da Extensão, da Pesquisa e do Ensino. Além disso, tem no horizonte de seu trabalho a união entre tradição e inovação, buscando difundir obras através de mídias tradicionais e inovadoras.

Valoriza-se a produção de obras autorais da comunidade acadêmica, bem como a publicação de coletâneas voltadas para a produção de professores e pesquisadores da casa e de outras instituições.

Desde 2014, em parceria com o Repositório Institucional da UFOP, a Editora adotou a Política de Acesso Livre à Informação, valorizando a divulgação gratuita e irrestrita de toda a sua produção a partir da publicação de livros eletrônicos disponíveis para download.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os principais objetivos da Editora são:

◆  Difundir conhecimento por meio do livro e da leitura, privilegiando a qualidade de conteúdo e forma.

◆  Reunir tradição e inovação, sendo assim, inclui-se entre nossos objetivos a difusão de obras através de mídias tradicionais e inovadoras.

◆  Dar visibilidade à produção científica, acadêmica e cultural da Universidade Federal de Ouro Preto e da comunidade profissional e universitária em geral.

◆  Contribuir para propiciar o acesso público e gratuito de obras relevantes para a ampliação da inserção da universidade na sociedade.

AÇÕES EDITORIAIS DE PUBLICAÇÃO

◆  Livros didáticos e paradidáticos, produzidos individual ou coletivamente, voltados diretamente ao ensino superior e apresentados em atendimento a edital específico.

◆  Teses, Dissertações e Livros acadêmicos, selecionados entre as propostas apresentadas em atendimento a edital específico.

◆  Instrumentos de Pesquisa: dicionários, catálogos, inventários e repertórios que arrolem fontes de investigação, selecionados entre as propostas apresentadas em atendimento a edital específico.

◆  Obra literária original selecionada através de concurso específico.

◆  Livros de domínio público, preferencialmente em edição crítica, que sejam recomendados para publicação por parte da direção de Institutos, Unidades, Departamentos, Colegiados de Curso ou Programas de Pós-Graduação, em atendimento a edital específico.

◆  Traduções: versão para a Língua Portuguesa de obras editadas em Língua Estrangeira, indispensáveis ao desenvolvimento da produção científica, com cessão sem ônus para a Editora, também através de edital específico.

(Ações editoriais revistas e aprovadas pelo Conselho Editorial em Março de 2018).